quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Pubs da Brew Dog em Londres

Para os cervejeiros que estão na capital Inglesa, visitas indispensáveis são aos pubs da BrewDog. Localizados nos bairros de Camden Town e Shoreditch, cada um tem um charme e uma quantidade boa de cervejas, não só da BrewDog.


O BrewDog Camden tem um ambiente mais familiar, com as paredes todas de vidro, mesas com bancos compridos para deitar e bastante espaço interno para o bebê brincar! Aproveitamos essa oportunidade, deixamos o Felipe na "bicicleta de chopeira" e experimentamos tudo que tivemos direito e tempo de tomar.
O chopp da semana (sazonal) era o Blitz Apricot, com 3 % de alcool. Do estilo Berliner Weisse, é fermentado com uma mistura de fermento ale e lactobacillus e leva um toque de damasco. Ácida, azeda, frutada, muito efervescente e refrescante. Foi feita pra mim! No verão inglês, caiu como uma luva! O "IPA is Dead" também nos surpreendeu pela leveza e equilíbrio, e estava sendo servido passando pelo filtro de lúpulo, Hopinator, com East Kent Goldings e Nelson Sauvin ;-). Também experimentamos o kit de Single Hops da Mikkeller, que estavam bem inferiores aos chopps da BrewDog. A partir daí, voltamos as opções "da casa" rsrsrsrsrs. Pra fechar a visita, nada mais, nada menos que Tactical Nuclear Penguin, com 32% abv. Sensacional! Tivemos que repetir a dose. Depois de tanto chopp, permanecemos de pé, graças à visita ter ocorrido depois da variedade de refeições oferecidas na feira de Camden Town. Fica a dica!


 

O BrewDog Shoreditch tem um estilo mais "noitada", tanto que chegamos por volta das 20:30hs e fomos barrados por causa do bebê. Tomamos algumas do lado de fora, mas não desistimos de conhecer o lugar e voltamos, no meio da tarde, no último dia de viagem.
Com algumas exceções, os chopps eram praticamente os mesmos, repetimos os melhores e raros (Blitz Apricot!) e experimentamos algumas versões em garrafas que não chegam no Brasil.
Destaque para a Dead Pony Club, uma Californian Pale Ale, com 3,8% abv, refrescante e deliciosa e para a Watt Dickie, com 35% abv, mais parecida com um whisky do que com um vinho do porto, como a Tactical Nuclear. Entre a Watt Dickie e a Tactical Nuclear, fico com a segunda!



Fim de viagem.
Até a próxima.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Cervejaria Samuel Smith

Na mesma viagem de férias do GBBF, aproveitamos a visita à York, no norte da Inglaterra, para darmos uma esticada até a cidade de Tadcaster, no condado de North Yorkshire, para visitar a cervejaria Samuel Smith's Old  Brewery.
A Samuel Smith tem um estilo de cerveja, considerado por muitos, típico de Yorkshire. Preservando o antigo sistema de fermentação, Yorkshire Square,  onde tanques fermentadores são sobrepostos, com um buraco entre os dois níveis, de forma que, conforme a levedura sobe, ela passa pelo buraco para o tanque superior e ao final da fermentação somente a cerveja desce para o tanque inferior,  deixando no tanque superior a levedura e os resíduos e a cerveja mais limpa no tanque inferior. Ao contrário do que estamos acostumados a ver nas cervejarias no Brasil, estes tanques não são feitos de aço inoxidável, mas sim de ardósia galesa. Acredita-se que este formato de fermentação acabou trazendo um perfil de aromas e sabores específicos para a cerveja produzida desta maneira.
As cervejas da Samuel Smith possuem um perfil suave e caramelado, com aromas tradicionais de lúpulos ingleses.
Como já prevíamos, após várias tentativas de contato, não é permitido a entrada de visitantes na fábrica, então, passamos o dia no pub da cervejaria, "Angel & White Horse".
Apesar de também venderem as tradicionais "Real Ales", desta vez encontramos cervejas geladas e carbonatadas, servidas diretamente dos barris que ficam armazenados na adega refrigerada, mantida a 10°C, no subsolo. Maravilhosas!


A preços extremamente acessíveis, pudemos experimentar todas as opções on tap: Old Brewery Bitter, Best Bitter, Sovereign, Dark Mild, Wheat beer, Extra Stout, Pure Brew e Light Mild. Para acompanhar, Tempura King Prawns e Steak and Ale Pie. Tudo uma delícia!

Fomos super bem recebidos, apesar de estar com um bebê de 1 ano. Atitude difícil nos pubs ingleses. Passamos o dia por lá: Vimos os cavalos, conhecemos a adega, bebemos e comemos bem e voltamos para York, ao final do dia.

Mesmo sem poder visitar a fábrica, recomendo a visita pra quem estiver pela região. Beber as Samuel Smiths fresquinhas, direto do barril, acabadas de sair da fábrica não tem preço! ;-)