sábado, 26 de setembro de 2009

Chopp Karmeliet no Belgian Beer Paradise

Ricardo, Duda, Yo, Ana e Lu

Duda, Lu e Tati saíram ontem pra tomar um choppinho. Local: Belgian Beer Paradise. Chopp: Karmeliet. Sentiram o clima, né?!
As caracteristicas de frutado são as mesmas da cerveja, mas a leveza é marcante, muito gostoso sentir o sabor da cerveja com o frescor do chopp.
Olha o protagonista do post aí

Ricardo e Ana Puga, amiga da Duda, estavam conosco, então, a mesa foi recheada.


Leffe pra mim, Carolus pra Duda e Ricardo


A amiga da Duda não gosta de cerveja amarga, então provou a Carolus Classic



Piraat pra todo mundo pra finalizar


Até aí, eu lembro, mas depois sei que bebemos mais, só não me recordo o quê. Pobres neurônios que abandonaram meu corpo.

Saindo de lá, Duda e Ricardo partiram pra Guanabara, enquanto Tati e Lu seguiram pra casa.

O único problema é que no caminho fomos parar, não sei como, pois não foi culpa nossa, apenas ligamos o piloto automático do carro, no Bar da Frente, da linda Mari e sua mãe, Valéria.
Ele fica em frente ao Aconchego Carioca, por isso o nome. Lá, bebemos Serramalte e
ficamos ouvindo piadas até às 3h da manhã, com a Mari, Valéria, Kátia e Rosa (que fecham o Aconcha e correm pra beber lá), Tiago e os tais contadores de piada.
Ontem, aprendi uma importante lição: o melhor da vida são as pessoas.

Antigo Aconchego Carioca, atual Bar da Frente, às 3h da manhã, rindo das piadas mais toscas


Um brinde às melhores companhias!

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

22 de setembro de novo e Colher de Pau!

Um Deus-brinde ao nosso segundo 22 de setembro

Na noite de 22 de setembro de 2008 juntaram-se 4 mulheres com sede de conhecimento, pra degustar umas 14 cervejinhas. Na verdade, éramos 6, mas 2 não puderam ir naquele dia.

Daquela noite em diante, a nossa caixa de emails nunca mais foi a mesma. Não deixamos de nos falar nem um dia, e, o principal, bebemos muita coisa boa e aprendemos mais um pouquinho sobre nossa bebida preferida.

Pra comemorar nosso primeiríssimo ano, fizemos uma festa no dia 12. Mas, no dia 22 mesmo, não poderíamos deixar de nos reunir novamente e brindar.

A Flavinha resolveu nos presentear com um brinde de Deus. E escolhemos o tradiça Colher de Pau, em Ipanema, para ser palco dessa degustação.

Novo bar de cervejas especiais do RJ



A escolha se deu porque o bar em questão era tradicionalmente uma doceria, e agora inovou completamente e se tornou também um bar de cervas especiais, com um cardápio com mais de 60 rótulos, copos corretos, graçons treinados... uma beleza!

Deus esteja convosco. Ela está no meio de nós!




Lucio servindo a Flavinha, que nos ofereceu o regalo


A Flavinha ama. Duda e Lu estavam meio decepcionadas. Eu e Talita não tínhamos ainda provado. No caminho, conversamos que esperávamos um prosecco. Mas qual não foi a surpresa ao descobrir que se tratava da mais pura cerveja.
Que delícia! Que complexidade é aquela? Uma legítima representante do estilo belga. Aroma: muuuiiito cravo, especiarias, malte, noz moscada, um certo cardamomo bem volátil. Eu senti alecrim. Flávia achou que era puxado pra sálvia. No sabor, adocicado, com levíssimo azedinho, puxando pra maçã verde. Uau!!!!! Duda e Lu melhoraram suas avaliações.
De saideira, Estrella Damm Inedit.

Coentríssima


Agradecemos ao Colher de Pau pela ótima acolhida e pelo presentinho no final da conta
Catamos as garrafas (cervejeiro que se preza tem que sair de bar levando garrafa, pra envasar sua cervinha) e saímos correndo, ou melhor, de táxi, porque a Terça-sim, no Aconchego, nos esperava.

Chegando lá, Unibroue 16!



Targino : "eu queria ser mulher só pra ser FemAle".








Alguns dos brindes da noite





Ótima surpresa foi a Wäls quadruppel, presente do Giovanni Calmon. Super mel, cachaça, e outras coisas que não lembro mais, porque já fiz 30, já passava das 23h e eu já tinha bebido pouco, fora as várias caseiras levadas pelo Botto, Maurinho, Lucio e Daniel. Aliás, estes 2 fazem a Lúcida, cerveja feita com propagação do fermento da Orval. O azedo dela é tão gostoso. Não conseguia largar minha pet de Lúcida. É uma das minhas caseiras preferidas.

"gueral" brindando no Aconcha. A pet na minha mão é a Lúcida!






O Maurinho é o personagem das fotos FemAle Carioca. Aqui está buscando um último, mísero golinho de Deus. No fundo, Ricardo e Lucio observam a delicadeza da "sena" (pra quem não sabe, eu fui alfabetizada em inglês).



Como o Aconchego fechou e passou o rodo em todos nós, ficamos lá na porta bebendo o restante dos cornélius. Quando a cerveja acabou, não nos demos por vencidos e partimos pro podrão mais próximo. Lá, brindamos a grande noite com cerveja comercial e comemos hot-dog e egg-cheese-bacon até às 2h. Pra uma terça, até que não foi caído não!



Sentados no batente da igreja, esperando o podrão chegar





Todo mundo feliz, às 2h da manhã, saindo do podrão!





Feliz aniversário, FemAle Carioca!
Se as comemorações de 1 ano foram assim, temo pelo que nos aguarda quando setembro novamente chegar!

terça-feira, 22 de setembro de 2009

365 Dias de FemAle Carioca: façamos um Brinde!!!

Queridos Leitores,

Hoje, chegada da primavera no Brasil, a FemAle Carioca completa 365 dias.

365 dias de muitos encontros, descobertas, aprendizado, mais de 6.000 acessos no blog e muitos amigos.
Estamos muito, muito felizes!



E para comemorar, claro! Faremos um brinde das FemAles e por volta das 21h estaremos na Terça Sim da ACervA Carioca, no Aconchego mais que Carioca, para brindar com os amigos que puderem aparecer.


Um brinde às amizades, ao mundo cervejeiro e a todos vocês.



O brinde da foto é com a Sex-a-Holic da Duda, por que nós não somos bobas nem nada...



Beijos das FemAles Carioca

Eduarda, Flavia, Luciane, Regina, Talita e Tatiana

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Chopp St Bernardus no Belgian Beer

Quarta-feira, 18:30 eu atolada de trabalho toca meu celular, era a Duda:
Lu, to indo pro Belgian Beer Paradise provar o chopp St Bernardus, vamos!
Eu: Agora!? Puxaaaa não vai dar, ainda tenho várias coisas para fazer. Te ligo mais tarde quando desenrolar aqui.
20h eu ainda cheia de coisas toca o celular de novo, era o Xavier e seu sotaque belga:
Lu, tá aonde? Estou aqui com a Duda te esperando para abrir uma garrafa de Deus.
Eu: Aí meu Deus! Vou ter que dar o expediente por encerrado. Estou fechando tudo aqui e indo praí...

Setembro, mês do início da primavera, mês de aniversário da FemAle, é preciso comemorar todos os dias, não dá pra recusar um convite desses.

Bem a primeira intenção era provar o chopp e fui logo recebida com uma bela taça de um, servido pela Duda.











O chopp é uma delícia, com ótimo drinkability, encorpado com um marron turvo, espuma cremosa e persistente e 10% de álcool.
Preciso confessar que quando encontrei a Duda e o Xavier eles já tinham degustado além do chopp, outras cervejas e não me deixaram apreciar muito o chopp, acho que terei que voltar antes que ele acabe.




Partimos então para a Deus, era a minha primeira experiência com “ela” e claro cercada de muita expectativa.

Pose para fotos, inalações curtas, longas, goles curtos e longos e....





Que decepção! Não consegui sentir nada do divulgado aroma complexo, maçã, gengibre, malte... Achei uma cerveja leve, onde se percebe o álcool, de cor amarela para dourada – mais escura do que imaginava, bastante carbonatada como deveria ser, já que é feita pelo método champenoise. Não estou dizendo que a cerveja é ruim, pelo amor de Deus! Não pensem isso! A expectativa é que era alta.




Eu sei, deveria tê-la experimentado antes do chopp para perceber toda a sua sutileza... já sei, vou ter que fazer o sacrifício de bebê-la de novo.



Às vezes essa vida de FemAle não é fácil...

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Rumo à Ilha de Caras

Meus amigos,

Que bom que gostaram do vídeo. A repercussão está sendo ótima. Comentários nas comunidades do orkut, em recados, twitter, emails e alguns blogs.

Dêem uma olhadela em:

"FemAle Carioca, O Filme" do Brejas


"FemAle Carioca completa 1 ano" no site da Beer Life


"Lindaaaaaas!!!!" do Empório Biergarten.
"Parabéns Female Carioca!" do All Beers.


Valeu messssmo! Viva a cultura cervejeira! Cada um de nós fazendo a sua parte vai transformar o cenário nacional. Como dizem por aí: "tamo junto".


O termo do título é criação da divertidíssima Roberta Carvalho!

terça-feira, 15 de setembro de 2009

A FESTA

Junte seis mulheres frenéticas, cheias de personalidade e com uma paixão em comum, misture tudo direitinho e com carinho que vocês terão, nada mais, nada menos, que a FemAle Carioca, que comemorou no sábado seu primeiro ano de degustações de cervejas especiais, harmonizações e amizade com uma festa memorável. O lugar escolhido foi o Lapa Café, um super espaço na rua Gomes Freire 453, que nos foi cedido pelo José Júnior.







Servimos, como não poderia deixar de ser, petiscos de boteco. Tinha de tudo: ovinhos de codorna, caldinho de feijão, chilli beans, pernil, carne assada, cebolinhas, amendoim, patê, pães, tremoços, batatinhas calabreza e, tchan, tchan, tchan,tchan: os bolinhos de feijoada deliciosos do Aconchego Carioca, que nos foi presenteado pela Kátia e pela Rosa. Obrigada, meninas!



Da comida, para a bebida! O Giovanni Calmon, da Balkonn, levou um monte de cerveja pra nossa festa. A Irene, da Colorado, também levou e o Léo, do Beer Taste, nos trouxe presente especial!

Esses presentes foram do Léo, do Beer Taste. Uma garrafa de Delirium Tremens e uma de Meantime IPA.




Na primeira foto, olha o Léo aí à direita, de boné. Na frente, com a filhota no colo, é o Giovanni e no meio, atrás, a Irene, da Colorado. A foto acima é parte do carregamento do Giovanni. E essa ao lado é brinde com uma das garrafas da Demoiselle, da Colorado, presente da Irene. Obrigadíssima pessoal!





Mas é claro que também tínhamos cervejas artesanais. Eu e Tasso levamos quatro pets, três de Bock (6,5%) e uma de American Brown Ale (6%), que fizemos para o IV Concurso Nacional de Cervejas Artesanais. A Tatiana levou um cornélius da SiniXtra, também American Brown Ale de 5%, e a Luciane levou a Lulúpulo, uma IPA de 7,8%. A Regina levou amostras de sua Magarataia, uma Pale Ale com gengibre, e a Duda levou uma pet da Rosas 2 e outra da Sex-a-holic.







Eu e Tasso carbonatando na hora a Bock e os cornélius das cervejas da Tatinha e da Lu






















Duda curtindo o sucesso da Sex-a-holic

Nossos amigos cervejeiros também não ficaram de fora. O Daniel Barros, mais conhecido como Bode, o Mauro e o Henrique levaram garrafas da American Brown Ale que eles também produziram para o concurso, o Márcio Motta levou cerveja weizen e o Mauro Nogueira nos presenteou com a Hop Wine (um líquido dos deuses) e com uma dubbel.

A FemAle é muito especial mesmo, pra ter Hop Wine em sua festinha!!! uhuuuu

Olha aí a nossa madrinha, Kátia do Gattopardo, se servindo da Lulúpulo!



E como não poderia deixar de ser: a foto tradicional com a dinda!!


Da festa participaram entre 60 e 70 pessoas, a maior parte de amigos da Acerva Carioca. Muitos deles já participaram dos nossos encontros e acompanham de perto a história da FemAle. E essa galera tão especial estava lá para assistir ao lançamento do nosso vídeo.


O cervejeiro John Weinkopf levou para todas as FemAles bolachas da cerveja: Blonde. cervejaria: Newport beach brewing company, California







O trabalho espetacular do vídeo e o slide show com 41 minutos de fotos dos nossos encontros são de autoria do nosso querido José Dias. Veja ele abaixo: Zé, é assim que a gente trata os que mais gostamos! rs



A festa foi um sucesso. Vejam alguns lances...








O abraço final. Tudo deu certo, ufa!


Mas FemAle que é guerreira faz rave... Por isso, já depois das 22h, o povo que restou foi parar lá em casa.

No começo, ainda rolava uma animação


Isso foi lá pras 2h da matina.

E as 4h, esta FemAle que vos escreve encerrou os trabalhos...